ETAPAS _ Demolição
Projeto pronto, equipe contratada, orçamento revisado, documentos para o condomínio ou para a Prefeitura em ordem? Orações em dia? Estoque de Rivotril?
Hora de respirar fundo e começar!
A primeira fase é a da quebradeira.
De acordo com o que foi marcado na planta baixa, inicia-se a demolição de paredes, remoção de pisos e azulejos, desmonte de móveis embutidos, retirada de lustres, spots, fechaduras e tudo aquilo que será modificado ou que poderá ser aproveitado mais tarde.
Quando o imóvel está desocupado, recomenda-se iniciar a demolição de acordo com a disponibilidade de mão de obra, ou seja, se existem vários operários capacitados, é possível colocar um em cada lugar a ser demolido.
Se a reforma é pequena e a equipe reduzida, inicia-se do cômodo mais afastado da saída para o mais próximo da porta da rua. Também é muito útil, finalizar toda demolição num ambiente antes de passar para o próximo.
Se o imóvel está ocupado pelos moradores ou por seus bens pessoais convém tomar algumas precauções:
- Sempre que possível iniciar e finalizar (da demolição ao acabamento final) um ambiente de cada vez. Ok, a obra será mais longa, porém menos traumática aos moradores. Se o desejo de acelerar for muito intenso, pelo menos certifique-se que algumas coisas estarão operacionais para os moradores enquanto acontece a reforma, tais como um banheiro completo e uma área de estar/dormir (quarto ou sala razoavelmente limpos).
- Iniciar pelo cômodo mais afastado da saída, principalmente se os lugares por onde circularão operários e materiais durante a obra, sofrerão reformas na sequência.
- Remover e proteger todos os objetos e equipamentos delicados a fim de que não sofram com a poeira ou eventuais acidentes.
- Sempre que possível, evitar o contato de crianças e animais de estimação.
- Proteger o piso, com papelão e/ou lona por onde haverá circulação de material e equipe de obra. Isso facilita a limpeza no final do dia para que os moradores possam ter o mínimo de conforto à noite.
Todo entulho deve ser ensacado e retirado da obra.
Costuma-se providenciar caçambas de aluguel para levar o entulho embora, entretanto de acordo com a legislação de cada cidade, elas só podem permanecer na rua em frente ao seu imóvel por um período limitado. Sendo assim, é conveniente “estocar” o entulho dentro da obra (de preferência junto às paredes e perto dos pilares) até ter uma quantidade razoável para descartar. Desta forma, otimiza-se o valor da locação da caçamba.
Área demolida, entulho removido passamos para a próxima etapa no próximo artigo.