FAZENDO A TRILHA
Quando você pensa que a quebradeira acabou e está na hora da casa tomar forma, começa a segunda fase, com MAIS QUEBRADEIRA.
Se o seu imóvel fica no Brasil, há grandes chances de suas paredes terem sido executadas em tijolos ou blocos (cerâmicos ou de cimento). Sendo assim, todas as instalações elétricas e hidráulicas terão que ser embutidas, o que significa “escavar” o caminho dos conduítes e tubulações pelas paredes.
Em projetos com proposta mais despojada, comerciais ou industriais é comum deixar as tubulações aparentes. Trata-se de uma opção de estilo ou, necessidade quando rasgar a parede não é possível.
Se este não for o seu caso, é essencial se debruçar no projeto e demarcar todos os pontos onde haverá tomadas, pontos de iluminação, ponto de entrada e saída de cabos (TV, internet fibra, som etc), torneiras e gás.
Já que a quebradeira é inevitável, que seja de uma vez só, para não ter que estragar uma parede prontinha porque esqueceu de colocar uma tomada para ligar a TV.
Abaixo, colocamos um exemplo dos pontos hidráulicos e elétricos que não podem ser esquecidos numa reforma, porém cada projeto tem suas particularidades e é necessário analisar com muito cuidado.
Lembrando que alguns eletrodomésticos necessitam de tomadas mais robustas – 20 amperes – e seus plugs não encaixam nas tomadas comuns – 10 amperes. Por isso , lembre-se do forno de microondas, ferro de passar, cafeteira, secador de cabelos e, por via das dúvidas, deixe uma tomada de 20A a mais na cozinha e área de serviço.
A trilha continua no próximo artigo!