CHUVEIROS E DUCHAS
Escolher um chuveiro para o seu banheiro não é uma tarefa tão simples como parece. Aliás, logo de cara devemos entender que chuveiro é o aparelho que aquece a água nele mesmo, como o elétrico, e a ducha, precisa de um aquecedor à parte, que normalmente fica na área de serviço.
Aí vamos para nossas exigências: queremos que seja bonito, que tenha água em abundância, pressão agradável, que aqueça bastante, mas que possa oferecer variações de temperatura para dias mais quentes. Deve ser econômico e se conseguir ser ecológico, melhor ainda.
Então, na hora da compra precisamos pensar em vários pontos:
- Tipo de aquecimento: Elétrico, solar, a gás? Falaremos sobre cada um nos próximos artigos.
- Pressão
A pressão depende da distância entre a caixa d’água e o chuveiro. Quanto mais perto da saída da caixa d’água, menos pressão e vice versa.
Casas tem baixa pressão, apartamentos em andares altos também. É possível adaptar um pressurizador para resolver o problema, seja no próprio chuveiro, ou junto ao aquecedor. Nos apartamentos em andares baixos, tem muita pressão. - Vazão
É a quantidade de água que sai do chuveiro, variando de 6 a 60L/min. É a diferença entre um banho de pingos e uma cachoeira. Essa informação consta na embalagem dos aparelhos. Quanto maior a vazão, mais conforto, porém maior consumo de água.
- De teto ou de parede
Chuveiro centralizado no teto do box proporciona maior conforto, entretanto, é importante considerar se a tubulação já prevê este posicionamento e se o tamanho do box é suficiente.
Uma dica para instalação, seja de ducha, seja chuveiro, teto ou parede, é colocar a(s) torneira(s) a 1,20m de altura do piso do box e a saída de água, em torno de 2,20m. É possível colocar mais alto, como nos casos dos chuveiros de teto, porém, lembre-se que quanto mais alto, maior (altura e largura ) deverá ser seu box, do contrário, corre-se o risco de esparramar água por todo o banheiro.
- Tipos de jato de água
Encontramos modelos com vários tipos de jato, do mais concentrado até o nebulizador, vai do gosto de cada um, mas para quem tem longas madeixas , lavar os cabelos com jatos muito suaves não é nada prático.
- Modelos
Redondos, quadrados, cromados, coloridos, de plástico, de aço ou de cobre. Tem de tudo e de todos os preços. Até para um banho com cromoterapia com lâmpadas de LED.