COOKTOP
Sonho de consumo para as cozinhas modernas, o cooktop tem um monte de vantagens, mas como tudo nesta vida, deve-se ir com calma na hora de escolher.
Existem três tipos:
- Gás
- Elétrico
- Indução
Todos podem ser instalados em qualquer lugar da cozinha onde exista uma bancada, desde que as recomendações técnicas sejam observadas. Acompanhe abaixo, para escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.
COOKTOP À GÁS
Funciona como o fogão comum, utilizando gás GLP ou de botijão. Sua instalação requer ponto de gás para funcionamento e de energia elétrica para o acendimento.
Vantagens – funciona mesmo quando há queda de energia, permite o uso de qualquer tipo de panela e tem o melhor preço no mercado.
Desvantagem – não possui os requisitos de performance, tais como timer, desligamento automático e cozimento mais rápido.
COOKTOP ELÉTRICO
Como o nome já diz, funciona com eletricidade pelo mesmo princípio das resistências de chuveiro. Você liga e ele esquenta sem produzir chama.
Vantagens – é possível regular a temperatura com precisão, menor tempo de cozimento dos alimentos, possui timer que desliga conforme a sua programação e sua superfície em vitrocerâmica é fácil de limpar.
Desvantagens – ao contrário do cooktop por indução, o elétrico não esfria rapidamente podendo causar acidentes aos que tocarem na superfície após a retirada da panela. Por ter a área de calor plana, as panelas também devem ter fundo plano com reforço de aço, ou seja, panelas especiais para cooktop elétrico. Outra desvantagem é obviamente a impossibilidade de cozinhar com uma queda de energia na residência.
COOKTOP POR INDUÇÃO
Não deixa de ser um equipamento elétrico, porém, funciona criando um campo eletromagnético no fundo e interior da panela, aquecendo apenas o alimento e não a área ao redor evitando desperdiçar calor.
Vantagens – cozinha mais rápido, possui controle específico de tempo e temperatura de cozimento, esfria imediatamente após retirar a panela de cima dele.
Desvantagens – é o mais caro e chega a consumir 7200W de energia. As panelas devem ser especiais para cooktop por indução (para ter certeza que é a panela adequada, use um imã, se aderir, a panela é correta).
DICAS MUITO IMPORTANTES:
- Não comprar com muita antecedência à data de instalar. Você pode perder o tempo de garantia.
- Verifique o tamanho e o local onde deverá ser instalado. A bancada deve ter mais de 65 cm de largura e ter entre 2 a 6 cm de espessura.
- Preste atenção na posição dos controles do cooktop para que, ao acessá-los, você não esbarre numa panela quente que está ao lado.
- A tomada deve ficar fora do nicho onde o equipamento será instalado. Se for a gás, a tomada para acendimento deve ficar a, pelo menos, 30 cm de distância do ponto de gás.
- A instalação DEVE ser feita por pessoal especializado.
- Meça o equipamento escolhido com muito cuidado antes de encomendar o corte da bancada ao marmorista ou marceneiro. É preciso reservar folgas para ventilação conforme as instruções do fabricante.
- Os cooktops elétricos e por indução necessitam de tomada exclusiva, ligada a um disjuntor termomagnético, também exclusivo, de 40A ou conforme recomendação do fabricante.
- Evite instalar seu cooktop próximo à geladeira, isso elevará o consumo de energia da geladeira porque o calor ao redor da geladeira faz com que ela trabalhe mais para manter o frio em seu interior.
- Nunca é demais lembrar que cooktops são feitos de vitrocerâmica e que mudanças súbitas de temperatura podem causar um enorme estrago, portanto, nada de limpeza com água ou qualquer produto de limpeza enquanto a chapa estiver quente. Esse também é o motivo para não instalar seu cooktop muito perto da pia pois a água fria pode espirrar e causar o choque térmico.
- Mantenha distância de 45 cm entre a pia e o cooktop para evitar acidentes.
- Depuradores, coifas ou móveis devem ficar a 80 cm de altura da face do cooktop.
Nos próximos artigos, iremos falar mais sobre design de cozinhas para otimizar o desempenho e torná-las mais bonitas! Já assinou o blog para receber as novidades em primeira mão?