DECORAR IMÓVEL ALUGADO
Alugar não significa acampar. É comum achar que, por não ser o proprietário, você não pode personalizar, beneficiar ou mesmo reformar o lugar onde mora ou trabalha. Há quem prefira a condição de aluguel, pela liquidez do patrimônio, flexibilidade de não estar atado a uma situação fixa, ou por estar de passagem por um período determinado. Seja qual for a situação, existem muitas coisas legais para tornar o lugar onde você está, bonito e funcional.
Normalmente existem cláusulas específicas de locação que impedem o inquilino de alterar as características do imóvel porém, em alguns casos, é possível entrar em acordo, tanto financeiro quanto estético para promover melhorias e consequente valorização do imóvel.
Vamos citar algumas:
PISOS
Áreas secas (quartos, sala e corredor) podem ser cobertas com piso vinílico. Simples de instalar, com muitas opções de padronagens, é um revestimento que regulariza e esconde pisos antigos ou desgastados.
Áreas úmidas (banheiros, cozinha e área de serviço) podem receber um piso cerâmico novo aplicado sobre o antigo com argamassa especial, porém trata-se de uma alteração de custo mais elevado e caráter definitivo (ou quase) portanto, vale um acordo prévio com o proprietário do imóvel.
TAPETES
São uma solução muito atraente. Cobrem pisos feios ou manchados, aquecem o ambiente e você leva embora quando o contrato acaba.
Piso de banheiro ou varanda feio? Que tal colocar um deck por cima?
PAREDES
Por maior que seja a vontade de derrubar, contenha-se.
Pintar é a primeira ideia, porém,cuidado. A maioria dos contratos exige que o imóvel seja devolvido na cor original. Quanto mais escura ou intensa a cor que você aplicar na parede, mais demãos de branco terá que sobrepor na hora de entregar o imóvel. Uma boa dica é usar cores neutras e caprichar no colorido dos quadros e móveis.
Papel de parede e adesivos são grandes aliados. Em pouco tempo, renovam qualquer ambiente e dão um toque de personalidade. Você pode adesivar armários, geladeira, portas e retirar sem deixar marcas quando sair do imóvel.
Existem placas em relevo adesivas em diversos modelos que você pode instalar sozinho e mudar a cara do ambiente.
Azulejos de cozinha e banheiros podem receber tinta epóxi com acabamento fosco ou brilhante. Esta é uma alteração quase impossível de reverter, por isso é bom conversar com o proprietário do imóvel antesde realizá-la.
Adesivos com padronagens de ladrilho hidráulico ou pastilhas também podem ser aplicados sobre azulejos existentes, porém é preciso ter cuidado para molhá-los o mínimo possível.
ILUMINAÇÃO
Luz indireta é sempre mais aconchegante. Invista em abajures, luminárias de pedestal, fitas de led ou até mesmo em trilhos.
MÓVEIS
Móveis soltos, sempre. Nada sob medida, nada muito específico. Invista em peças de qualidade para, quando necessário, serem desmontadas e levadas com você.
Na falta de armários, pense em araras e prateleiras. Se já existem armários, troque os puxadores por peças bonitas (guarde os antigos e devolva como estavam antes da sua estadia).
Para a cozinha, estantes metálicas com ou sem rodízios, resolvem problemas de armazenamento e dão charme ao ambiente.
Nichos também podem ser uma solução para banheiros sem armários suficientes.
QUADROS
Eis uma coisa que mostra personalidade e gosto. Dependendo do peso do quadro ou pôster, você terá que usar prego, bucha e parafuso ou até ganchos adesivos para pendurá-los.
Entretanto, se você tiver que devolver o imóvel pintado, compre um galão de boa massa corrida e tampe todos os furos com capricho antes de pintar para entregar o imóvel.
PLANTAS
Terrários, vasinhos ou minihortas convidam a chamar qualquer canto de lar. Algumas espécies são resistentes até aos mais desnaturados moradores, como as suculentas, por exemplo.
Enfim, com pouco investimento e bastante criatividade, você transforma qualquer imóvel do seu jeito.