PAREDES
Reforma que é reforma sempre tem uma parede modificada no processo.
Derrubar, construir uma nova, pintar, texturizar, paredes são nossas “vítimas preferenciais”. Mas porque tanta confusão? Não é só derrubar?
Não, não é, há uma diferença fundamental que é necessário entender, são dois os tipos básicos de parede:
- Paredes Estruturais
- Paredes de Vedação
A primeira sustenta o peso da construção e não pode ser demolida sob o risco de cair tudo que está em cima dela. A segunda apenas separa os espaços, deixando a função de suportar as cargas com os outros elementos construtivos.
Então, vamos conhecê-las um pouco melhor?
PAREDES ESTRUTURAIS
Podem ser executadas com diferentes materiais tais como o bloco estrutural, tijolo estrutural, tijolo de concreto, concreto, etc.
A melhor maneira de saber se uma parede é ou não estrutural é contar com a opinião de um profissional habilitado. Porém, como dica, vale a pena olhar onde os elementos estão se apoiando acima da parede. Ou, em caso de imóveis com vários andares, verificar se em todos os andares, há uma parede exatamente no mesmo lugar que a do andar de cima e de baixo.
Constatada a parede estrutural, é hora de repensar seus planos, porque derrubá-la será uma péssima ideia.
As paredes estruturais aceleram o tempo de obra e economizam material, conferindo maior uniformidade ao conjunto. Quadros e prateleiras podem ser fixadas normalmente, mas mudar tubulações e tomadas exigirão soluções que não incluam nenhum quebra-quebra.
PAREDES DE VEDAÇÃO
Ao contrário das paredes estruturais, as de vedação não suportam as cargas que mantém a edificação em pé. Servem apenas para dividir espaços e podem ser demolidas sem nenhum problema. Claro que acima e ao lado de cada parede de vedação estarão os elementos de sustentação: vigas (horizontais), pilares (verticais), lajes, arcos, vergas, etc. e é fundamental que a pessoa que estiver efetuando a demolição não danifique nenhum desses elementos.
As paredes de vedação podem ser de tijolos, blocos cerâmicos, blocos de cimento, painéis de gesso (drywall) e vários outros materiais alternativos menos comuns.
Em nossos próximos artigos, falaremos sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de vedação.