PISOS AMADEIRADOS

Queridinho dos projetos seja pela variedade de cores e padrões, seja pelo preço bastante competitivo em relação aos outros tipos de piso, são fáceis e rápidos de instalar. Nenhum deles deve ser exposto diretamente ao sol porque podem desbotar. Também não é recomendável molhar e a manutenção básica é feita com pano umedecido.

Existem três tipos básicos:

Carpete de madeira

Carpete de madeira (Foto PIRO4D)

Pouco utilizado hoje em dia, é um piso menos resistente, porém com características mais próximas da madeira natural. É feito de finas placas de madeira, revestidas por lâminas de madeira natural e envernizadas.A colocação é feita por encaixe sobre qualquer tipo de piso previamente nivelado.

A manutenção deve ser feita com vassoura de cerdas macias e pano umedecido de vez em quando. Para quem gosta de brilho, este é o seu piso.

Carpete de madeira danificado pelo uso

Nunca deve ser instalado em áreas úmidas ou de tráfego intenso. Não é indicado para quem tem animais em casa por causa das pequenas frestas entre as lâminas que podem acumular pelos ou parasitas. Cuidado ao arrastar móveis, areia nos solados dos sapatos e objetos pontiagudos, este piso risca com facilidade, como se pode ver na imagem acima.

Laminado

Piso Laminado (Foto de Armin Djuhic)

Muita gente confunde o carpete de madeira com o piso laminado. A diferença está na espessura das réguas, isto é, das faixas de piso. O carpete de madeira é fininho, o laminado tem em média 7 mm.

Aqui, cabe uma pequena diferenciação nos tipos de piso laminado. Existe o laminado para áreas internas de baixo tráfego e os de alto tráfego. O primeiro é feito de um “sanduiche” de várias lâminas de madeira, unidas por uma cola resistente e na camada superior é aplicada uma estampa decorativa e uma camada de resina de melamina.

O segundo, para alto tráfego, é feito de aglomerado (madeira moída, reconstituída prensada com cola à alta temperatura), uma estampa em papel e revestimento de resina.

Atualmente, o produto mais comercializado é o de alto tráfego mesmo para uso residencial.

As vantagens do piso laminado vão desde o preço mais acessível, conforto ao tato e à temperatura do ambiente, rapidez e facilidade de instalação, manutenção simples (vassoura e pano úmido), versatilidade e amplas opções de padronagem.

As desvantagens são a baixa resistência à água e o fraco desempenho acústico. O “toc-toc” dos passos é uma queixa constante.

Vinílico

Linha Osaka Durafloor

São réguas fininhas e flexíveis de PVC, colocadas sobre piso nivelado que proporcionam excelente desempenho térmico e acústico. Não faz barulho quando se anda sobre ele. As padronagens reproduzem diversos tipos de materiais, em especial com cores e texturas de madeira. Não mancha, é antialérgico, durável e você pode remover e levar embora quando mudar de endereço.

Outra vantagem é a possibilidade de compor desenhos usando cores diferentes e recortes.

Se alguém lhe disser que os pisos vinílicos podem ser colocados em banheiros ou lavados com baldes de água, não acredite. Ainda que mínimas, ficam frestas entre uma régua e outra e é por elas que a água vai infiltrar e propiciar uma colônia de fungos entre o contra piso e o piso. Portanto, limpeza só com pano úmido.

É recomendado que todos sejam instalados sobre piso nivelado. Se você deseja instalar sobre o contra piso bruto, será preciso aplicar uma massa feita de cimento e cola, esperar secar e aí instalar seu piso novo.

O piso laminado aceita, relativamente bem, ser colocado sobre um piso existente (desde que nivelado e seco) porque é um material rígido e sua instalação é feita sobre uma manta de plástico.

Já o vinílico pode marcar o relevo do piso que está por baixo. Uma característica importante desses pisos é que podem ser instalados colados ou encaixados – “clicados” como se diz no mercado.

Instalação de Vinílico
Piso de madeira
Piso vinílico instalado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top