GESSO
Eis um material de múltiplas utilidades. Gesso é um pó, que misturado com água se torna uma pasta e, ao secar, se torna rígido. Pode ser moldado em placas, painéis cartonados, peças maciças ou aplicado em superfícies para regularizá-las.
Gesso não pega fogo, pode ser cortado e remendado com facilidade e aceita vários tipos de acabamentos tais como pintura, papel de parede, textura, etc…
A construção civil tem se utilizado cada vez mais de painéis de gesso cartonado, o conhecido “drywall”, tanto por sua versatilidade quanto baixo custo.
Para forros, possui a vantagem da rapidez na instalação e do peso relativamente leve.
Para paredes divisórias, além das mesmas vantagens dos forros, temos a facilidade de alterar os ambientes com bastante agilidade e pouco quebra-quebra.
Gesso não combina com água, portanto nunca, jamais e de jeito nenhum use qualquer coisa de gesso em áreas externas: Vai “derreter” na primeira chuva. Para banheiros e cozinhas existe um tipo muito específico de drywall que recebe um isolamento hidráulico na fábrica. Seu uso é pouco frequente no Brasil.
Uma das coisas mais legais no uso das peças de gesso é a possibilidade de criar diversas alternativas para iluminação, seja através da colocação de pontos de luz (spots embutidos), seja na criação de sancas.
Vamos discutir as diversas possibilidades do gesso nos próximos artigos. Acompanhe.