GESSO

Eis um material de múltiplas utilidades. Gesso é um pó, que misturado com água se torna uma pasta e, ao secar, se torna rígido. Pode ser moldado em placas, painéis cartonados, peças maciças ou aplicado em superfícies para regularizá-las.

Forros de gesso
Gesso sólido em placas ou molduras
Placas de gesso aplicadas na parede (Foto de Goran Max)
Gesso liso

Gesso não pega fogo, pode ser cortado e remendado com facilidade e aceita vários tipos de acabamentos tais como pintura, papel de parede, textura, etc…
A construção civil tem se utilizado cada vez mais de painéis de gesso cartonado, o conhecido “drywall”, tanto por sua versatilidade quanto baixo custo.
Para forros, possui a vantagem da rapidez na instalação e do peso relativamente leve.
Para paredes divisórias, além das mesmas vantagens dos forros, temos a facilidade de alterar os ambientes com bastante agilidade e pouco quebra-quebra.

O recorte da parede de gesso cartonado é simples (foto do Flickr)

Gesso não combina com água, portanto nunca, jamais e de jeito nenhum use qualquer coisa de gesso em áreas externas: Vai “derreter” na primeira chuva. Para banheiros e cozinhas existe um tipo muito específico de drywall que recebe um isolamento hidráulico na fábrica. Seu uso é pouco frequente no Brasil.
Uma das coisas mais legais no uso das peças de gesso é a possibilidade de criar diversas alternativas para iluminação, seja através da colocação de pontos de luz (spots embutidos), seja na criação de sancas.

Iluminação com spot no forro e Led na sanca
A iluminação com o uso do gesso é um recurso ótimo para ambientação.

Vamos discutir as diversas possibilidades do gesso nos próximos artigos. Acompanhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top