QUARTO DO BEBÊ
Tem coisa mais fofa do que um bebê em casa?
E criar o quarto dele? Da superprodução ao cantinho com um bercinho, todos os pais querem um pequeno universo de sonho para a pessoinha que vai chegar. Então vamos juntar os sonhos com a realidade prática para que o quarto do bebê seja, além de lindo, um lugar seguro e confortável.
1. BERÇO
A escolha deve atentar para materiais resistentes, que não soltem pequenas partes, tais como botões, enfeites, lascas, parafusos ou farpas. Se for pintado, certifique-se de que a tinta é atóxica porque seu bebê vai por a boquinha nas grades com certeza.
Os modelos cujos estrados podem mudar de altura, são bastante práticos, assim como aqueles em que as grades podem ser abaixadas na hora de pegar o bebê no colo. Conforme a criança cresce, os pais vão descendo a altura do estrado.
O que é essencial?
Preste atenção na distância entre as barras das grades, elas não podem ser muito estreitas para não prender dedinhos e mãozinhas, nem muito largas para passar a cabeça. O colchão não pode ficar “sambando” sobre o estrado, 1 cm de cada lado é suficiente para arrumar os lençóis e evitar mãozinhas presas. Colchão com densidade 18 é o mais indicado para bebês.
2. PROTETORES DE BERÇO
Faz parte do enxoval. Siga as mesmas recomendações quanto a evitar enfeites, botões e fiapos que podem se soltar e serem engolidos.
3. TROCADOR DE FRALDAS
Deve ser confortável tanto para o bebê como para quem vai trocar as fraldas, por isso a altura do trocador deve garantir boa postura para o adulto e estar instalado em um local onde tudo que for necessário para a troca esteja à mão. Desta forma, o adulto não terá que se afastar da criança correndo o risco de deixá-la cair.
A lixeirinha ao lado do trocador deve ter tampa e ser esvaziada com frequência.
4. ARMÁRIO
Bebês crescem tão rápido que algumas roupinhas serão usadas apenas uma vez, ou nem isso. Em geral, a cômoda é suficiente para os primeiros meses, porém, para evitar novas obras no quarto do bebê, vale a pena prever um armário e nele estocar fraldas, toalhas, cobertores e até brinquedos. Espelhar uma ou mais portas do armário, além de ampliar a sensação visual, fará seu pequeno gostar de ver sua imagem quando começar a engatinhar.
5. ILUMINAÇÃO
Cortina ou persiana para atenuar a luminosidade natural é sempre bem-vinda. À noite, opte por iluminação suave através de dimmers ou pequenos abajures.
6. PISO
Tem que ser fácil de limpar e sem arestas que possam machucar quando os bebês começarem a engatinhar. Tapetes dão aconchego, conforto, e delimitam espaços para as brincadeiras dos maiorzinhos. Mas é fundamental manter tapetes sempre muito limpos para evitar alergias ou coisas miudinhas escondidas que o bebê possa achar e colocar na boca.
7. PAREDES
Papel de parede é uma opção rápida de instalar e produz um efeito lindo. Se for vinílico e lavável, melhor ainda. Se preferir pintar, tintas acrílicas são laváveis e resistentes a alguns tipos de manchas… alguns.
8. SEGURANÇA
Evite móveis instáveis, eles podem tombar em cima da criança.
Objetos de vidro e louça podem quebrar e os caquinhos se espalhar por cantos que só seu bebê vai conseguir encontrar.
Proteja tomadas com protetores adequados disponíveis no mercado.
Rede de proteção nas janelas sempre.
No próximo artigo, vamos falar de outro tipo de quarto, o Montessoriano. Lindos e voltados totalmente para o desenvolvimento da criança.
Boa tarde!
Gostei bastante do site. Organizado, claro. Com ideias interessantes, pontuais e funcionais em relação ao trabalho de vocês.
Parabéns à Equipe!
Grande abraço,
Márcia Almo.
Obrigada Márcia!!! Seja sempre bem-vinda!! Divulgue a vontade e se tiver qualquer dúvida pergunte, a gente se esforça ajudar da melhor forma! Um abraço!