ORGANIZAR A BAGUNÇA?
ENTREVISTA COM A ORGANIZADORA PROFISSIONAL
CRIS CORREIA
Procurar uma Personal Organizer não é luxo, é um investimento. O trabalho não se restringe à organização residencial, muito mais que isso, é organizar lares e empresas, ensinar a administrar o tempo, trazer praticidade, aperfeiçoar espaços, estudar o que ainda é funcional e necessário para guardar, ajudar no desapego do que não serve mais, criar uma metodologia adequada para cada pessoa, facilitar a rotina. A Personal Organizer faz com que o cliente obtenha uma vida mais leve, agradável, econômica e dinâmica.
Convidamos a Cris Correia que é Personal Organizer (Organizadora Profissional) para nos explicar direitinho como isso acontece.
Formada e certificada há 04 anos em organização de residências e empresas, organização de documentos, processos de reforma e mudança e Organização de Processos Inclusivos (pessoas com deficiência e Idosos). Também atua como palestrante e consultora em organização.
Como a bagunça atrapalha a vida das pessoas? É verdade que tem gente que vive bem na própria bagunça?
Quando estamos desorganizados em casa ou no trabalho, não encontramos nada, perdemos muito tempo para localizar objetos, roupas ou papeis e isso é sinal que as coisas não estão bem (falta de habilidade, tempo ou fatores emocionais), que a rotina diária precisa melhorar.
Mas existem pessoas que “acham” que vivem bem na própria bagunça. Na minha opinião, isso mostra indícios de que as coisas saíram do controle e a pessoa não percebeu. Uma “baguncinha”, normalmente é como começa uma desordem generalizada, mudando esses fatores para desorganização crônica ou situação de acúmulo.
Quais são os tipos de bagunça mais difíceis de resolver? Roupas? Documentos? Cozinha?
Pela minha experiência, o que as pessoas têm mais dificuldade de organizar e manter em ordem é o guarda-roupa, dentro dele existe um universo à parte (pois não é só roupa que encontramos) são muitas particularidades, sentimentos envolvidos, lembranças e apego por essas roupas, acessórios, bolsas, sapatos entre outros.
Em segundo lugar são papeis com certeza.
O que não pode faltar num projeto para a nova casa?
Pensar com objetividade nos espaços e armários, considerando as características de cada cliente. Há famílias que não tem o hábito de cozinhar por exemplo, mas colocam um monte de eletrodomésticos nos armários, que não utilizam.
Alguns sonham com um closet gigante, caro e acabam enchendo de coisas que não usam. Um novo lar precisa ter a cara dos donos, e isso só aparecerá ser for leve, aconchegante e funcional.
Por que é importante organizar a casa antes de reformar?
Quando você está em processo de reforma o ideal é fazer uma triagem nos seus itens antes de embalar ou tirar dos ambientes, fazer essa triagem com racionalidade e calma, pensar o que fica e o que vai. Evitar carregar um monte de coisas que não significam mais nada pra você. O importante é abrir espaço e permitir-se ao novo.
Assim, quando acabar a reforma e colocar tudo no lugar, terá menos trabalho e a certeza do que realmente precisa ficar.
Como um projeto de arquitetura de interiores pode colaborar com a organização da casa?
Quando a arquiteta projeta ambientes funcionais e móveis que compõem bem esses espaços, o processo de organização evolui muito, ganhamos ambientes mais arrumados e práticos, e se torna mais fácil manter a organização. Quando o projeto não ajuda, é necessário muito mais habilidade pra tornar o ambiente funcional, e pior ainda, é para mantê-lo organizado.
E quando a família muda de endereço, como uma Personal Organizer pode ajudar?
Meu trabalho, em um processo de mudança, é orientar e ajudar a família como embalar, separar e triar seus objetos para esse novo lar, também penso como condicionar esses itens, calculo espaços e visualizo a melhor maneira para ficar organizado.
Como comentei anteriormente, uma triagem bem pensada faz toda a diferença, você não vai querer levar para a casa nova, coisas quebradas, rasgadas ou sem função. E essa é a hora de deixar para trás, o que não serve mais ou não combina mais com você. Existem vários tipos de clientes, os que não conseguem fazer esse processo sozinhos, os que não têm tempo ou não sabem, por isso uma PO (abreviação de Personal Organizer) está apta a auxiliar nesses momentos.
Além da organização doméstica, quais as áreas onde a Personal Organizer atua?
A organização traz várias possibilidades como:
- Organização de ambientes comerciais;
- Organização de documentos físicos e digitais;
- Organização de pré e pós reforma;
- Organização de pré e pós mudança;
- Administração de tempo e rotina diária;
- Treinamentos para empregada doméstica;
- Organização para enlutados (luto);
- Organização para recém-casados e separados;
- Organização Inclusiva (pessoas com deficiência e idosos);
- Organização para pessoas em situação de acúmulo e desorganizados crônicos; Entre outros…
Para falar com nossa entrevistada Cris Correia:
Site criscorreiaorganizer.com.br
Whatsapp 11 99889.3993
Foi um prazer colaborar com o Blog, falar sobre organização é importante para as pessoas conseguirem entender a necessidade e importância em melhorar rotinas e processos de organização em casa e no trabalho.
Abraços Cris Correia -Consultora de organização
Cris, é verdade! Falar sobre, é muito importante. Organizar valoriza a arquitetura e o resultado é a casa e a vida, melhores!!! Um beijo!