HOME OFFICE

E de repente todo mundo tem que ficar dentro de casa e tentar manter as atividades profissionais da melhor maneira possível. A vida doméstica se misturando com a vida profissional pode ser um desafio e quanto melhor você se organizar, mais fácil será atravessar esse momento ou até mesmo se adaptar para novas formas de trabalho no futuro.

Por maior que seja a tentação de colocar o notebook no colo e se jogar no sofá, resista! Sua coluna vai agradecer.

Resistir ao sofá pode ser difícil, mas...
Resista, deixe o sofá para outras atividades! Foto de Dillon Shook.

O improviso pode funcionar no primeiro dia, mas você vai perceber rapidinho que a má postura dará dor nas costas, os sons da casa vão competir com o telefone, as vídeo-conferências e você vai praticar o “senta e levanta” dezenas de vezes para buscar aquela pasta, aquele documento, a caneta… Então, vamos organizar.

A primeira coisa a fazer é escolher um ambiente, se possível isolado do resto da casa, senão, aquele onde houver menos fluxo de passagem, barulho e boa ventilação. Tomadas e acesso ao WI-FI são imprescindíveis. Pode ser uma varanda envidraçada ou um cantinho do dormitório. O importante é ter um espaço para trabalhar sem misturar com as coisas da casa.

Lugar pequeno ou grande não importa, desde que ajude a manter o foco.
Tamanho do lugar não importa tanto, desde que ajude a manter o foco.

Algumas dicas:

1. Invista em uma cadeira de trabalho com regulagem de altura, inclinação e que garanta boa postura.

Gabarito de alturas de móveis para computador.
Alturas corretas de móveis para usar computador.

2. Prateleiras, um recurso simples e de preço acessível para guardar material de uso frequente que necessita de acesso rápido.

Prateleiras resolvem bastante bem.
Elas resolvem bem em pouco espaço.

3. A mesa deve conter o mínimo necessário para sua tarefa imediata. Habitue-se a guardar (no lugar certo) aquilo que já foi usado ou concluído. Do contrário, seu espaço se transformará numa confusão.

4. Um gaveteiro volante sempre é uma boa pedida. Além de guardar objetos, pode ser mais uma base para apoio.

Gaveteiro da Tok Stok.
Um gaveteiro charmoso ajuda bastante! Esse é do catálogo Tok Stok.

5. Evite muitas referências visuais no ambiente. Cores neutras com uma parede de destaque, poucos quadros e objetos diminuem a distração do ambiente e favorecem sua concentração.

Poucos elementos ajudam a não distrair.
Poucos elementos ajudam a concentração.

6. Estabeleça rotinas. Hora de trabalhar, intervalos, hora de almoçar e PRINCIPALMENTE, hora de parar. É muito fácil perder os limites do que é tempo de trabalhar e tempo pessoal ou familiar. Em geral as duas coisas se misturam e se atrapalham se não forem bem delimitadas.

Gostou? Então, “bora trabalhar” que a vida segue e tudo isso vai passar.

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