MÓVEIS
Móveis são um capítulo muito importante na composição da nossa casa. Dão conforto, organizam nossas coisas, embelezam espaços e dão personalidade aos ambientes. Mas eles precisam ser muito bem escolhidos não só pela utilidade e beleza, mas pela maneira como serão produzidos e pagos.
Vamos entender as três formas de adquirir um móvel?
Aqui você vai encontrar as diferenças, vantagens e desvantagens entre:
- Móveis avulsos
- Móveis planejados
- Móveis sob medida
Acompanhe abaixo!
Móveis avulsos – são peças construídas em dimensões padrão, com os mais diversos materiais e que podem ser colocadas em qualquer lugar da casa, bem como mudar de lugar conforme a vontade do proprietário. Quando de boa qualidade, passam de uma casa para outra e até por várias gerações da família.
Móveis planejados – são construídos a partir de peças padronizadas numa fábrica. Com elas, o designer constrói móveis que se encaixam no ambiente do cliente. Por terem medidas pré-definidas para serem produzidas em larga escala, os móveis terão que obedecer a uma modulação em função dessas medidas. Em algumas situações o arquiteto precisará fazer algumas adaptações entre o espaço disponível e os módulos pré-fabricados. Em geral, tem preço acessível e a maior parte das lojas parcela o custo em vários meses.
Os famosos “planejados” não mudam de lugar dentro da casa e dificilmente podem ser aproveitados em caso de mudança. Por outro lado, quando mantidos em boas condições, aumentam o valor de mercado do imóvel.
Móveis sob medida – é a marcenaria artesanal. O arquiteto desenha o móvel especificamente para o ambiente com todos os detalhes e o marceneiro executa conforme o projeto. Além da vantagem da especificidade e exclusividade, os móveis sob medida permitem a escolha dos materiais e acabamentos de acordo com as exigências do cliente. O preço varia conforme o tipo e tamanho da marcenaria escolhida, bem como os materiais, acabamentos e complexidade de execução.
Geralmente quando pensamos no mobiliário, logo associamos a madeira, mas além das chapas de MDF e MDP (calma, vamos explicar direitinho sobre eles no próximo artigo), existem móveis de vidro, plástico, metais, pedras, compostos com tecidos e até materiais inusitados como reciclados e corda.
E agora, como escolher?
Consulte a gente! Analisamos seu ambiente, suas necessidades e sugerimos as melhores opções para compor seu ambiente.