FORNOS
DE EMBUTIR
Com a chegada dos cooktops às nossas cozinhas (veja aqui o artigo COOKTOP) ganhamos uma opção muito legal para aproveitar melhor os espaços e assar alimentos com mais facilidade e eficiência: os fornos de embutir.
Separados do fogão, podem ser colocados em qualquer altura, de preferência a 1,50m do piso para que o manuseio fique na altura dos olhos. Entretanto, se preferir mais baixo ou mais alto, sem problemas. Tem que ser confortável para o seu uso.
E por que vale a pena ter um forno de embutir?
Bom, a princípio pela facilidade de instalar em qualquer lugar, mas também pela comodidade do timer, controle de temperatura e maior espaço interno.
Há também a questão das características que você pode desejar no prato a ser assado. Afinal, bem antes da gourmetização das nossas comidas muita gente que curte cozinha já sonhava com o famoso Layr. Seja pela velocidade do assar, pelo controle de temperatura ou tamanho do forno, quem curte cozinha merece um equipamento legal. A gente aqui, vai ajudar você a escolher!!! Existem dois tipos de fornos de embutir:
- FORNOS A GÁS
- FORNOS ELÉTRICOS
FORNO A GÁS
Funciona exatamente como o forno embutido no fogão.
Vantagens:
- Instalação simples conectada a um ponto de gás e uma tomada;
- Pré-aquecimento mais rápido;
- Atualmente, o consumo de gás é mais barato do que de energia elétrica;
- Funciona mesmo em casos de queda de energia.
DESVANTAGENS
- Controle de temperatura menos precisa do que dos fornos elétricos;
- Exige cuidados e manutenção para evitar vazamentos e acidentes;
- como troca de botijão, mangueira e válvula de segurança.
FORNO ELÉTRICO
Por não precisar de uma saída de gás, possibilita maior variedade na escolha do local de instalação; necessita apenas de uma tomada 220V aterrada. Infelizmente ainda não temos fornos para 110V.
VANTAGENS
- Maior precisão de temperatura;
- Aquecimento mais uniforme, portanto assa o alimento por igual;
- Desligamento automático, o que evita acidentes e facilita o preparo dos pratos;
- Aquece mais rápido e esfria mais devagar, permitindo manter o alimento aquecido por mais tempo antes de servir.
DESVANTAGENS
- Atualmente, o consumo de energia elétrica é mais caro do que o consumo de gás, portanto a conta virá mais salgada no final do mês;
- Se houver falha no fornecimento de energia elétrica, você ficará sem jantar.
Existem vários modelos e marcas no mercado com capacidade medida em LITROS, que vão dos 44 aos 90L (cabe um peru de Natal para a família inteira com todos os agregados). A escolha depende da necessidade de cada pessoa e é muito importante analisar cada modelo antes da compra. Apesar de serem divididos pelo volume em litros, cada fabricante tem medidas específicas que farão muita diferença na hora de embutir seu forno na marcenaria da cozinha. Lembre-se: sempre escolha o forno (marca, modelo, detalhes técnicos) antes de mandar executar a marcenaria onde ele será instalado, isso vai evitar um moooooonte de problemas.
No próximo artigo, vamos falar sobre as famosas TORRES QUENTES, os seja, o ninho dos fornos. Até lá.