DISTRIBUIÇÃO DO MOBILIÁRIO
Uma das coisas mais importantes na composição de um ambiente é a distribuição dos móveis e objetos. É o início de qualquer projeto e uma fase de imensa importância.
Não adianta apenas querer aquele sofá maravilhoso que você viu na loja, ou na internet. O mais belo móvel vira um trambolho se não estiver no lugar certo.
A primeira coisa a fazer é listar o que você PRECISA ter no ambiente. Depois, estabelecer as “rotas” necessárias para chegar até a janela, abrir as portas, abrir e fechar gavetas e armários sem ter que arrastar móveis para isso. Nesse momento você pode descobrir que os espaços vazios são tão importantes quanto os “cheios”.
Mas você sabe como decidir o que você efetivamente precisa? Quando colocamos no papel fica mais fácil fazer as escolhas, é o famoso e querido PROJETO. Um aconselhamento profissional pode ajudar bastante porque orienta o que realmente importa e minimiza erros.
Neste artigo você vai encontrar uma orientação básica para começar a organizar os seus ambientes, o seu layout.
Vamos começar pela lista abaixo, onde apresentamos o método mais simples de se pensar:
- O que colocar no ambiente -” o que eu quero”.
- Como circular sem esbarrar, quebrar o dedinho, ou se espremer – “o que eu posso “.
- Distâncias recomendadas – “como eu posso” .
- Erros mais comuns – “o que eu não devo”.
A idéia é formar ilhas de uso, ou seja, conjuntos de sentar, de comer, de preparar a comida e assim por diante, cercadas pelos caminhos que fazemos para circular pelo ambiente.
Complicado? Nem tanto. É só pensar em duas pessoas conversando e uma terceira transitando entre elas o tempo todo. Desagradável, né? Então, distribuir móveis é fazer os móveis conversarem entre si sem interrupção.
Existem alguns padrões a serem seguidos para obter boa circulação.
– Distância mínima entre o sofá e a mesa de centro – 50cm
– Distância mínima entre a cama e as paredes (ou armários) ao redor – 50cm de pelo menos um dos lados para cama de solteiro, ou de ambos os lados para cama de casal
– Considere a largura das portas dos armários abertas a 90°, como parâmetro para colocar outro móvel a sua frente.
– Num mundo ideal, consideramos 70cm ao redor da mesa para a colocação das cadeiras. Esta é uma medida que possibilita puxar a cadeira, sentar e levantar confortavelmente. No mundo real, podemos reduzir para, no mínimo, a profundidade do assento. Está longe de ser ideal, mas em alguns casos, é o possível.
– Existe uma espécie de tabelinha de distâncias mínimas entre a TV e o ponto onde o observador deve ficar. Essa regra tem a ver com o tamanho da tela. Infelizmente sabemos que nem sempre isso é possível, em especial quando se considera o tamanho dos apartamentos de hoje em dia, mas vamos usar o bom-senso. Não adianta uma TV de 50” a 1,5m de distância dos olhos do usuário, nem será possível apreciar todo o conjunto da imagem na tela, nem evitar a dor de cabeça (literalmente).
Outra coisa fundamental: meça seu espaço antes de comprar qualquer coisa, considere largura e comprimento e não esqueça do espaço para você entrar e sair, esticar as pernas, abrir as gavetas etc. Outra coisa muito importante é medir o elevador ou a largura das escadas pra ter certeza que o móvel adquirido não vai custar o muito mais caro pra poder entrar no seu apartamento por içamento .
Pra não ter erro, consulte um arquiteto. É o profissional correto pra ter o que você precisa no espaço que você tem.
A Bendita Obra soluciona muitas dúvidas com sugestões sob medida em apenas uma consulta, com desenhos que orientam as escolhas, já pensou nisso?
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Oi Marina. Que bom que você gostou. Escrevemos com muito carinho. Segue a gente, temos vários conteúdos super legais. Bjs.