MUDANÇA
O sonho de todo mundo é receber as chaves da casa nova e no dia seguinte acordar dentro dela, com tudo arrumadinho e funcionando. Pois é… um sonho.
Mudar é um processo que envolve planejamento, custo e disposição.
E você sabe por onde começar? Aqui é um ótimo lugar, falaremos de uma sequência interessante pra você seguir:
- Pensar no que vai da casa antiga
- Decidir onde cada coisa vai ficar na casa nova
- Tomar medidas, das coisas e do lugar
- Verificar se está ok a disposição que você escolheu
- Preparar para empacotar…
Parece complicado? Não mesmo, é só seguir os passos!
A primeira coisa a fazer é um inventário daquilo que você vai levar para o novo lar ou escritório. Nesse momento, pratique o desapego. Roupas, papéis, objetos, móveis sem utilidade, aparelhos quebrados que aguardam eternamente um conserto, coisinhas que ficaram guardadas para quem sabe um dia serem aproveitadas, enfim, libere o que não lhe serve mais e mude-se mais leve.
A segunda coisa super importante é um projeto de distribuição dos móveis e equipamentos domésticos. Costumamos chamar isso de LAY-OUT.
O layout vai determinar onde colocar cada móvel e em qual ambiente. Vai mostrar onde é necessária uma tomada, um ponto TV a cabo, se os disjuntores são suficientes… Existe ponto de iluminação no lugar certo? Pontos de água para abastecer máquina de lavar roupas, louças, geladeira com água na porta? E a quantidade de louças, roupas e objetos que você vai levar, cabem nos armários disponíveis?
Vamos combinar que é melhor pensar nisso antes e providenciar as adaptações necessárias.
Um layout bem feito considera as medidas de cada móvel a ser colocado e o espaço de circulação que resultará entre eles. Considere se insistir naquela linda cristaleira herdada que ocupa metade da sala e todo mundo esbarra nela, vai contribuir para lembrar com carinho de quem lhe deixou a peça.
Outra coisa fundamental é MEDIR os móveis (inclusive os novos que serão adquiridos), equipamentos domésticos, vasos de plantas, etc. para verificar se passam pelas portas do novo imóvel, se cabem no elevador do prédio ou se haverá necessidade de transportá-los de maneira alternativa como içamentos ou pelas escadas.
Próximo passo: empacotar, colocar no caminhão, desempacotar e ser feliz na casa nova. Ok, não será tão simples, mas a gente fala nisso nos próximos artigos.