METAIS
Funcionais e bonitos, clássicos ou modernos, os metais da casa são elementos com compromisso estético e funcional importantíssimos.
Mas você sabe o que são e como escolher? Vamos por partes, o que são: são aquelas peças que vão dar acesso à água na casa e ao seu descarte. Segue aqui a listinha fundamental:
- Registros
- Torneiras
- Flexíveis e Sifão
- Ralos e Válvulas
- Duchas
- Duchas Higiênicas
- Acessórios
Calma, a gente explica tudinho aqui, é só seguir na leitura!
Lembre-se, seja na cozinha ou nos banheiros, essas peças devem ser, acima de tudo, de ótima qualidade. São peças utilizadas com tanta frequência no nosso dia a dia que não podemos deixar de dedicar uma atenção extra na hora de escolher e comprar.
Registros
São peças fundamentais para liberar ou bloquear o fluxo de água.
Existem 3 tipos:
Registro de gaveta
É aquele que salva nossa casa de inundar na hora em que aparece algum vazamento. Geralmente são colocados a 1,90cm de altura do piso e abrem ou fecham o fluxo de água de um determinado ramal, ou seja, uma tubulação que sai da caixa água e vai para um banheiro, outra para a cozinha, outra para a lavanderia e assim por diante.
Registro de pressão
Permite regular o fluxo de água que sai das torneiras ou duchas. Para as duchas, em geral é instalado a 1,20 m de altura do piso. Dependendo da frequência de uso e da qualidade do material, mais cedo ou mais tarde (anos provavelmente) será preciso trocar um componente dessa peça (chamado “reparo”) para evitar o irritante pinga-pinga. Isso não é complicado e vai garantir o perfeito funcionamento do seu banheiro e economia de água.
Registro de esfera
É o registro dos registros. Abre e fecha o fluxo de água para todos os ramais do imóvel. Em alguns apartamentos novos, há um único registro para cada apartamento, pode estar no corredor de circulação do andar e fechar o fluxo para todos ambientes de uma vez só.
Tanto o registro de pressão, como o de gaveta, ficam embutidos na parede e vemos apenas a parte volante (a que gira para abrirmos e fecharmos o fluxo de água). Nessa parte instalamos os acabamentos, que existem nas mais variadas formas e estilos, para nosso deleite de decoração.
Torneiras
São elas que ditam o charme do ambiente. Podem ser de parede, de mesa, bica alta, bica baixa, gourmet ou misturador, isto é, uma peça única que pode englobar uma bica e dois volantes, um quente e outro frio, ou uma bica com acionamento para água quente de um lado e fria do outro numa peça só.
A escolha do modelo varia do gosto e da necessidade de cada usuário. Lembrando apenas, que é preciso definir o tipo de torneira junto com o tipo de pia e bancada para que a instalação seja prevista com sucesso.
Flexíveis e sifões
Ambos podem ficar ocultos dentro de gabinetes ou atrás das louças sanitárias. O importante é assegurar que sejam de qualidade superior e que resistam à água quente.
O sifão conduz a água utilizada na pia ou lavatório para o tubo de esgoto. É fundamental que forme uma curva porque é ela que impede o retorno do mau cheiro vindo da tubulação de esgoto.
Os flexíveis são o oposto dos sifões, eles ligam a rede de água limpa às torneiras, louças sanitárias e duchas higiênicas.
Válvulas e ralos
Válvulas arrematam as pias e lavatórios e podem vedá-las quando desejamos enchê-las de água. É sempre bom conferir se esta peça está incluída na hora da compra da pia.
Já os ralos, podem ser de diversos tipos, porém o que faz a diferença é o seu correto assentamento. Se o piso não tiver o caimento adequado, nem o mais perfeito dos ralos fará a água esgotar.
Duchas
Temos um artigo inteiro dedicado a elas, corre lá pra ver. Clique aqui.
Duchas higiênicas
Os imóveis diminuíram, os hábitos mudaram e os antigos bidês, sumiram. Para a mesma função, ocupando muito menos espaço, vieram as duchas higiênicas.
Instaladas ao lado do vaso sanitário, algumas possuem um registro de pressão próprio e outras controlam o fluxo de água na ponta da peça. A vantagem das que possuem registro, é que a manutenção é mais simples.
ACESSÓRIOS
Papeleiras, toalheiros, portas sabonetes e shampoos e cabides
São acessórios fundamentais, ainda que, com muita criatividade, podem ser transformados, embutidos ou suprimidos.
Quase todas as peças que citamos, possuem grande variedade de design não apenas para combinar com o estilo das louças como para se adequar às necessidades dos usuários.
Nos próximos artigos, detalharemos como escolher as melhores peças para cada ambiente.
bom, menonas. bem legal. se puderem coplementar postem modelos de ralos em geral. Até isso ta gourmetizado
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Obrigada Valéria! Vamos seguir sim.
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.
Muito obrigada! Siga a gente para mais conteúdos.
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.
Muito obrigada