QUARTO MONTESSORIANO

Podemos dizer que nos últimos tempos, ter um quarto montessoriano para o bebê se tornou uma moda entre as novas famílias. Sim, é aquele do berço casinha.

Mas de onde vem esse nome? Se você está se perguntando se é só estilo ou tem mais alguma argumentação lógica por trás, nós vamos explicar do começo, quem inventou essa estória até os detalhes que você deve ficar atento caso se interesse por essa opção para o seu bebê!!!

Na lista abaixo nós vamos falar tudo o que você precisa saber, siga o texto:

  • Um pouquinho de história
  • E a decoração com isso?
  • E funciona? É perigoso?
  • Quando fazer, pra que idade de bebê?
  • Acessórios:
    • Tapetes
    • Espelho
    • Prateleiras
  • Manutenção

Um pouquinho de história

Bem, Maria Montessori (1870-1952), foi a primeira italiana a se formar numa faculdade de medicina, porém é mais conhecida por seu método de educação infantil. Nele, a criança é considerada um ser completo com capacidades naturais de desenvolvimento cabendo ao adulto proporcionar condições para que os pequenos façam suas próprias descobertas com autonomia.

E a decoração com isso?

Em termos de decoração, isso significa deixar todos os móveis e objetos ao alcance da criança, permitindo que ela deite, levante, brinque e posteriormente, escolha e vista suas próprias roupas e escolha seus livros e brinquedos. Tudo sozinha!!!

E funciona? É perigoso?

Parece ótimo, né? Mas até que ponto isso realmente funciona para a criança e sua dinâmica dentro da casa?

Vamos por etapas:

Nos primeiros meses, o bebê demanda muita atenção dos pais. São as mamadas, o chorinho da madrugada, cólicas, trocas de fralda…

Mamães no pós-parto não acham graça nenhuma em ficar levantando e abaixando ao lado das caminhas montessorianas próximas ao chão, cada vez que forem atender seus filhos – e acreditem, são muitas vezes. Algumas famílias optam por deixar um moisés ao lado da cama da mamãe para facilitar toda a trabalheira e ainda ficar de olho no bebê (se você acha que é estranho por ficar olhando o nenê dormindo, ou checando toda hora se ele está bem mesmo quando está quietinho, saiba que 10 entre 10 pais de primeira viagem também são).

Depois dos 6 meses, a mobilidade da criança passa a ser fundamental para o seu conhecimento do mundo e aí sim vale a pena criar num quartinho que possibilite a autonomia, liberdade e respeito ao seu desenvolvimento. Estes são os princípios da educação montessoriana.

O quarto montessoriano é uma adaptação desses princípios educacionais para o ambiente doméstico.

Quando fazer, pra que idade de bebê?

Iniciamos pelo berço montessoriano. É uma peça cujo estrado pode ser movido de um plano mais alto até o limite com o chão. O objetivo é que nos primeiros meses, o estrado alto facilite o acesso dos pais sem que eles tenham que se abaixar muito.

Berço Koerich com estrado ajustável
Berço com estrado ajustável. Fonte: koerich.com.br.

Conforme a criança vai crescendo o estrado vai descendo até que a grade é removida e o colchão fique no nível do chão permitindo que o bebê saia para o quarto quando quiser.

Criança descendo da cama que mesmo baixa ainda representa um belo degrau.
A criança é livre para explorar o quarto, sozinha.

Lembre-se que 15 cm para um adulto, é só um degrau, mas para um bebê pequenininho, pode ser um belo tombo. Cogite algumas almofadas de transição entre o colchão e o piso.

Acessórios

Tapetes

O tapete de atividades é outro ponto fundamental. De EVA, vinil acolchoado ou até mesmo de tecido, pequeno ou grande, será o local de exploração do pequeno, onde alguns brinquedos e livros poderão ser dispostos.

As crianças exploram o ambiente livremente
As crianças exploram livremente o ambiente, é importante oferecer objetos e brinquedos apropriados. Imagem: soumae.org.
Imagem de criança em tapete pequeno com cesta acessória para os brinquedos.
No tapete menor é possível trabalahr estímulos de cor mais intensamente, assim como acessórios para organizar os brinquedos. Imagem: montessoriaquiemcasa.com.br.

Espelho

Espelho e barra de apoio são dois itens que encantam as criancinhas. A barra ajuda a ficar de pé e iniciar os primeiros passinhos. O espelho é um encanto lúdico.

O espelho, encanta e [e l[udico
Espelho espelho meu…

Prateleiras

Todos os objetos devem estar ao alcance da criança, seja na altura como na facilidade de acesso. Armários e prateleiras com seus brinquedos e roupas, permitem que a criança escolha o que quer usar e até que guarde tudo no lugar depois de brincar (sim mamães, esse sonho existe!)

A criança tem acesso livre a todos os seus brinquedos
Use e abuse de prateleiras para dar acesso livre a seus brinquedos, livros e etc,

Manutenção

Mas, nem tudo é puro divertimento infantil. Proteja tomadas, quinas pontiagudas, evite quadrinhos com vidro ou fixados com pregos (use fita dupla face), cuidado com aqueles difusores de inseticida plugados nas tomadas (se for absolutamente necessário, use nas tomadas altas) e fique atenta à água e comida do pet.

Mantenha a limpeza rigorosa porque tudo, absolutamente tudo, irá para a boquinha.

Conforme a criança cresce, aparentemente desenvolve uma tendência ao alpinismo. Qualquer móvel ou brinquedo serve para ser escalado, portanto cuidado com as janelas, móveis instáveis, toalhas de mesa que são ótimas para serem puxadas por mãozinhas em busca de apoio, etc.

Aproveite muito cada fase das suas crianças, vale cada minuto e passa muito rápido.

Exemplo de sisposição básica de móveis montessorianos.
Exemplo de quarto montessoriano. Imagem: allegrinibaby.com.br.

2 Comentários

  1. muito bom. Ajuda na cognição. e cada detalhe importa. No nosso caso, toda a doutrina Montessori foi importantissima.

    1. Que bom, Ricardo . Acreditamos que dar autonomia às crianças é uma forma de educar com carinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top