BANCADAS

Já conversamos sobre cozinhas em outros artigos, agora vamos nos aprofundar num tema muito importante para que, além de linda, sua cozinha seja limpa e de fácil manutenção: a bancada. Entende-se por bancada, toda a área plana utilizável, seja entre a pia e o fogão, seja a ilha isolada ou até o tampo onde se serve a refeição. Ampliando, o conceito se aplica à área de serviço e banheiros também.

O que importa na escolha das bancadas? Vamos falar em ordem, primeiro dos atributos que devem orientar você e, na sequência, os tipos mais usados e disponíveis no mercado propriamente:

Atributos são basicamente 3, essenciais na hora de escolher o material da bancada:

  • Higiene
  • Manutenção
  • Beleza

Materiais, vamos abordar os mais comuns, que atendem com mais força e melhor desempenho aos atributos listados acima.

  • Granito
  • Corian
  • Quartzo
  • Marmoglass/ Nanoglass
  • Porcelanato

Vamos lá?

Higiene – tem que ser fácil de limpar e não demandar produtos muito específicos que tornem a compra de material de limpeza, uma excursão ao laboratório. A bancada não pode ser porosa, logo, materiais como madeira, azulejos rejuntados e mármores são desaconselhados porque resíduos infiltram nas porosidades desses materiais e podem abrigar fungos e bactérias. Claro que existem exceções que demandam processos de impermeabilização, envernizamento ou até mesmo uma rotina de higienização mais intensa, mas de forma geral, para quem busca praticidade, recomendamos evitar esses materiais.

Imagem de cozinha com linda bancada de madeira
Lindo, né? Mas dá trabalho.

A manutenção diz respeito a ter uma peça sempre bonita mesmo quando sujeita a todo tipo de atividade culinária. Então, a bancada deve resistir a panelas quentes, facas afiadas e cozinheiros desastrados.

Beleza, dispensa explicação: Ninguém quer um trombolho feio na cozinha.

Agora, vamos apresentar os principais materiais:

GRANITO

É o tradicional, bonito, prático e que dura uma vida ou duas. Existe em várias cores e resistem a colocação de panelas quentes, derramamentos de vários tipos de líquido sem manchar e não é qualquer corte de faca que arranha sua superfície.

Ao longo dos anos, pode ficar sem brilho e encardido, mas nada que um polimento não possa recuperar. É o melhor custo-benefício se comparado com os outros materiais das bancadas.

Imagem de ilha com bancada de pedra, granito. Foto de Curtis Adams.
Bancada em granito, um clássico de alta eficiência. Foto de Curtis Adams.

CORIAN

É um composto sintético com 1/3 de resina e 2/3 de compostos minerais, sendo o ATH (um derivado da bauxita que também faz o alumínio) o principal. É um material liso, homogêneo, resistente e que, em caso de algum dano profundo, pode ser reparado. Existe em várias cores e é um produto patenteado pela Du Pont ®.

Imagem de bancada em Corian. Foto de Elite Superfícies.
Bancada da ilha em Corian. Imagem do site da Elite Superfícies.

QUARTZO

Quartzo é um mineral facilmente encontrado na natureza, e as bancadas são feitas com uma mistura de 94% de quartzo e 6 % de resina. Eventualmente são acrescentadas partículas de vidro ou de algum outro mineral para gerar variedade.

O material é resistente a cortes profundos, não é poroso, não absorve líquidos e é fácil de limpar, mas … apresenta certa fragilidade nas quinas, por isso cuidado com o uso das facas nas beiradas. Também não pode receber luz solar direta e é bom evitar panelas quentes colocadas diretamente sobre ele.

Existem duas grandes marcas de bancadas de quartzo, a européia Silestone e a chinesa Quartzo Stone.

Imagem de linda bancada em quartzo. Foto do site Silestone.
Bela bancada em quartzo. Foto do site da Silestone.

MARMOGLASS

É uma mistura de vidro com pó de mármore. É um material resistente, sem porosidades e de fácil manutenção. Seu diferencial é o brilho intenso. Pode apresentar trincas na superfície, dependendo do impacto ou da temperatura da panela a ser colocada sobre ele.

Imagem de bancada de Marmoglass com cooktop.
Bancada em Marmoglass com cooktop.

Uma variação do marmoglass é o NANOGLASS, que também produzido com vidro e pó de mármore, mas é um produto mais homogêneo, visto que no marmoglass podem existir pequenas bolhas de ar durante a mistura. No nanoglass, isso não acontece.

Imagem de bancada em Nanoglass vermelho com cooktop.
Bancada de ilha em Nanoglasss com cooktop.

PORCELANATO

O mesmo material que usamos para pisos e paredes, pode ser usado para confeccionar bancadas e cubas. Você pode escolher e comprar as chapas de porcelanato ou encomendar o produto pronto em empresas especializadas.

Trata-se de um material resistente e impermeável sendo, teoricamente imune a manchas e trincas. Na prática, depende. Algumas manchas como de esmalte de unha são quase impossíveis de serem removidas, porém, aquelas do dia a dia como vinho, café, molho de tomate, são tranquilas.

Quanto a trincas, o segredo está na montagem das bancadas. Todas as juntas das peças de porcelanato devem ter um recorte 45° para perfeito encaixe e colagem com massa plástica. Quando isso é bem-feito, a peça será super-resistente. Mas, quando não for, vai lascar e parecer uma casquinha de ovo. O porcelanato pode ser colocado dentro ou fora de casa e pode tomar sol e chuva, mas aconselhamos a nunca usar o porcelanato polido para áreas externas porque pode perder o brilho.

Imagem de bancada em porcelanato, com os encaixes imperceptíveis.
Bancada em porcelanato com encaixes bem feitos.

Agora você tem as principais informações para considerar na escolha da sua bancada em área molhada, seja na cozinha que usamos aqui para exemplificar, na área de serviço ou no banheiro.

Ficou alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto? Não hesite, consulte a Bendita Obra.

2 Comentários

  1. muito bom, principalmente o que não devemos usar, como madeira. o que tenho visto de soluções usando madeira como bancada é uma enormidade. Mas no caso de insistência do cliente em usar madeira, tem alguma solução/cuidados que podemos indicar?

    1. Oi Ricardo . A função do profissional é orientar o cliente . São apresentadas as opções juntamente com os prós e contras . Para bancadas de madeira , a alternativa são manutenções constantes com lixamento e aplicação de verniz naval. Nas bancadas rústicas como as utilizadas pelos chefs, recomenda-se a limpeza com sal grosso e limão .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top